terça-feira, 3 de julho de 2018

“É um ganho muito importante para todos nós”, diz lavrador José Antônio durante a inauguração do hospital de Cajari


Os moradores do município Cajari, distante 215 quilômetros da capital maranhense, aguardavam ansiosos pela entrega do novo hospital. O investimento do Governo do Maranhão concretizou o sonho do lavrador José Antônio Pinto, de 60 anos. No último sábado (30), ele acompanhou a entrega da unidade de saúde pelo governador Flávio Dino e secretários de Estado.

“É um ganho muito importante para todos nós. A gente espera que com esse hospital a população não precise mais viajar para outras cidades para ter bebê ou para fazer alguma cirurgia. Como morador de Cajari, eu posso dizer o quanto estou feliz com a atenção que o governo tem dado a nossa cidade”, comemorou José Antônio, que mora em frente ao novo hospital.

O sentimento é compartilhado pela diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima, Challon Gracy. “Só tínhamos a Unidade Mista para atender a população, e não tínhamos tudo o que precisávamos. Com a inauguração do Hospital de Cajari tudo vai mudar. Vamos passar a ter toda estrutura necessária para termos saúde de qualidade. É, sem dúvida, um avanço para nossa cidade”, disse.

Para Silvirlene Ribeiro, de 18 anos; Geisa Cristina, de 20 anos; e Cintia Costa, de 31 anos, ambas grávidas do primeiro filho, a estrutura da assistência em saúde do novo hospital vai evitar o deslocamento das mulheres para outras cidades no momento do parto. “Antes teríamos que ir para Viana para ter nossos bebês, mas agora vamos ter toda assistência na nossa terra . Isso nos deixa bem felizes”, finalizou Silvirlene Ribeiro.

Com vinte leitos, a estrutura da unidade de saúde foi entregue pela Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O investimento na reforma, aquisição de equipamentos e custeio mensal garantirão assistência em saúde oportuna para população. A ação é resultado da parceria entre o Governo e a Prefeitura.

“Cajari é um município que integra o Plano Mais IDH, por isso tem recebido permanentemente ações do governo do Estado, como é o caso de equipamentos, máquinas e ambulâncias. Nós precisamos intensificar mais essas ações e por isso estamos aqui. Passo a passo nós vamos melhorando a vida do povo”, afirmou o governador Flávio Dino.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve no município e participou da solenidade de inauguração do hospital. “A gestão do governador Flávio Dino faz a Saúde de forma diferente. Por isso, hoje é um dia histórico para Cajari. O município ganha uma nova estrutura de saúde para investir cada vez mais na qualidade de vida da população. O hospital conta com atendimento ambulatorial, assim como estrutura para realizar pequenos procedimentos e partos”, enfatizou.

O Hospital Municipal de Cajari realizará atendimento ambulatorial, de urgência e emergência, cirurgia geral e obstetrícia de risco habitual. A unidade de saúde oferecerá, ainda, serviço de apoio, diagnóstico e tratamento, com análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia e, ainda, serviços de enfermagem, nutrição e serviço social.

Além de executar a reforma da unidade de saúde e aquisição de parte dos equipamentos, o Governo do Estado concederá um aporte mensal de recurso para auxiliar no custeio do hospital.

A prefeita de Cajari, Camila Jansen, destacou a importância da parceria com o poder público estadual. “Cajari não tinha um hospital, apenas a Unidade Mista. Com a entrega desse hospital vai melhorar muito a saúde em nosso município, porque a população vai ter acesso a exames como ultrassom, raio-x e os partos, que eram realizados em cidades vizinhas. Vamos ter ainda condições de fazer pequenas cirurgias, o que vai possibilitar um grande salto na oferta de qualidade de vida para a população. Só temos que agradecer ao governador Flávio Dino pela parceria e compromisso com todo o estado”, reforçou.

Plano Mais IDH

O município de Cajari integra o Plano Mais IDH do Governo do Maranhão, sendo coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). O titular da pasta, Francisco Gonçalves da Conceição, participou da solenidade de entrega do novo hospital de Cajari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário