quarta-feira, 22 de julho de 2020

"Tenho certeza que a nossa posição política contribuirá na construção de uma cidade com mais justiça social", analisa Honorato Fernandes sobre resultado da pesquisa DataIlha

Em entrevista ao blog, o vereador Honorato Fernandes, que também é o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em São Luís, filiado mais bem cotado para materializar a chamada “união das esquerdas” e compor a chapa rumo à Prefeitura de São Luís com Rubens Jr, na condição de vice, foi enfático ao comentar o resultado da pesquisa do Instituto DataIlha.

“O resultado da pesquisa mostra a força do Lula e do PT em São Luís e no Maranhão. Tenho certeza que a nossa posição política nas eleições de 2020 irá contribuir na construção de uma cidade mais fraterna, desenvolvida, segura e com justiça social”, disse Fernandes.

A pesquisa publicada na quarta-feira(21) foi contratada pela empresa Vieira Press, editora do blog do jornalista Jorge Vieira, ouviu 1.014 eleitores, entre os dias 13 a 15 de julho deste ano, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral – TRE, sob o número 0027/2020. De acordo com os dados, o cenário altera quando Rubens Jr aparece com o apoio do ex-presidente Lula, maior estrela da sigla petista e, ainda, como candidato do partido do governador Flávio Dino

SEGUNDO TURNO

No cenário acima apresentado, Rubens aparece em segundo lugar, com 20,6% das intenções de votos, e com larga diferença do terceiro colocado, Duarte Jr (9%), sendo ele o adversário de Eduardo Braide(Podemos) no segundo turno, ultrapassando Duarte Jr e Wellington do Curso.

Caso a aliança seja realmente concretizada, as eleições municipais na  capital maranhense passam a ter um novo rumo. Eduardo Braide segue como favorito (33,7%), porém com diferença de apenas 13,7% de votos PARA Rubens(20,6%). Wellington do Curso aparece na quarta colocação com 6,4%, seguido de Neto Evangelista com 5,7%, Adriano Sarney com 3,1%, Bira do Pindaré com 2,9%, Jeisael Marx; Yglésio com 1% e Madeira com 0,7%.

UNIÃO DAS ESQUERDAS

Muito embora o martelo ainda não tenha sido batido, o que acontecerá na reunião plenário, no próximo dia 02, o vereador Honorato é o mais bem cotado filiado para materializar a chamada “união das esquerdas” e compor a chapa com Rubens Jr na condição de vice. As negociações de apoio do PT à pré-candidatura de Rubens foram iniciadas ainda em 2019, mas avançou de forma considerável nos últimos dias, tanto que 80% do Diretório Municipal, órgão deliberativo que estará incumbido de definir quais os caminhos que deverão ser seguido pela sigla em 2020, já defende a tese de aliança com o PCdoB.

NÚMEROS FALAM POR SI SÓ

Para o vereador, os dados divulgados na pesquisa não figura como uma surpresa, quando comparado os números das eleições de 2018. “Em nenhum estado da federação o PT é tão bem avaliado quanto no Maranhão. Nos 217 municípios maranhenses, por exemplo, Haddad venceu em 214 com um total superior a 61% dos votos. Na capital a situação não foi muito diferente, pois nas seis zonas eleitorais, vencemos em quatro, obtendo 45,67% dos votos. Esse resultado não nos surpreendeu, para ser bem sincero. O apoio do PT a qualquer candidato, incluindo o PCdoB, poderá interferir no resultado da eleição em São Luís de maneira concreta”, finalizou Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário