sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Vereador anuncia criação de Frente Parlamentar Mista em defesa do saneamento básico


O vereador Genival Alves (PRTB) anunciou nesta sexta-feira (13), durante audiência pública realizada no MultiCenter Sebrae, a criação de uma Frente Parlamentar Mista para discutir a problemática do saneamento básico em São Luís e no Maranhão, trabalhando e apontando soluções para resolvê-la.

A audiência inédita, proposta pelo próprio Genival, reuniu membros da classe política; da sociedade civil organizada e estudantes; além de representantes do Governo do Estado, Prefeitura, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Maranhão, Ministério Público, Universidade Federal do Maranhão, dentre outros.

Levantamento elaborado pela assessoria técnica do parlamentar revela que em São Luís, atualmente, 80% dos bairros não dispõe de rede de esgotamento sanitário, o que contribui, sobremaneira, para proliferação de doenças e piora considerável dos índices da saúde.

O levantamento corrobora com dados de um estudo realizado pelo Instituto TrataBrasil que coloca São Luís no ranking negativo das 100 piores cidades brasileiras no que se refere a tratamento de esgoto.

“Esta Frente Parlamentar reunirá vereadores da capital e deputados estaduais. O objetivo é unir forças, discutir esta problemática, que afeta a vida dos maranhenses, e trabalhar perante os órgãos competentes para que as políticas públicas necessárias sejam, de fato, executadas”, explicou o vereador afirmando que, na próxima semana, apresentará requerimento solicitando a criação da Frente.


Também na próxima semana, Genival Alves – que é autor de proposições pleiteando a implantação de Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários (ETE´S) nas regiões da Vila Luizão/Divinéia, Itaqui-Bacanga e Cidade Olímpica — visitará o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PC do B), oportunidade na qual iniciará as tratativas para organização do colegiado.

Para a defensora pública Márcia Maia, somente unindo forças será possível mudar a triste realidade do setor do saneamento básico da capital. “Por conta disso, esta audiência veio em ótimo momento. Tratou-se de um ato de união de todos aqueles que querem saneamento de qualidade”.

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Carlos Rogério Araújo, elogiou o debate em alto nível e aproveitou a oportunidade para anunciar um investimento de R$ 320 milhões no setor do saneamento básico.

“Além disso, otimizaremos a operação das Estações de Tratamento já existentes e iremos inaugurar, até o fim do ano, mais uma, que está sendo instalada no Anil”, informou.

Também participaram da audiência pública os vereadores Oswaldo Muller (PT) e Ricardo Diniz (PRTB); e o secretário municipal de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário