quarta-feira, 6 de junho de 2018

Com mais de 500 Grupos locais, São João de Todos 2018 celebra maior festa popular do MA

O São João do Maranhão já começou, e quem se adiantou nesta primeira semana de junho para brincar nas prévias juninas pôde sentir o clima da festa democrática, rica em diversidade cultural e tradição que anualmente é programada para encantar o público e celebrar São João, São Pedro e São Marçal.

Com mais de mil apresentações, o São João de Todos 2018, promovido pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, animará os arraiais com atrações de bumba meu boi, danças regionais, tambor de crioula, grupos alternativos e shows musicais.

Um total de 512 atrações foram contemplados na programação. São 169 grupos de bumba meu boi (16 zabumba, 34 matraca, 38 baixada, 74 orquestra e 7 costa de Mão), 72 grupos de tambor de crioula, 22 grupos de forró, 120 danças regionais, 10 danças tradicionais, 13 danças boiadeiro, 40 danças portuguesas, 21 grupos de cacuriá, 14 quadrilhas tradicionais, 22 quadrilhas estilizadas, 21 grupos alternativos e 80 shows.

Só a temporada oficial, prevista para o período de 15 de junho a 1º de julho, contará com 17 dias de festa nos arraiais. Já nos bairros os festejos terão em média 10 dias de programação. Em Imperatriz, 8 dias de festa farão a animação do público da região.

Além disso, o Governo apoia as tradicionais festas, como a Festança Junina do Ceprama, o Encontro de Gigantes, os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo, o Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi.
Os arraiais oficiais acontecerão no Ipem (Calhau), no Parque Folclórico da Vila Palmeira, na Praça Maria Aragão (Centro), na Praça Nauro Machado (Centro Histórico) e na cidade de Imperatriz.

Os espaços vão oferecer ao público uma vasta programação com uma média de seis apresentações por noite entre shows e apresentações de brincadeiras que valorizam a riqueza e diversidade de expressões da cultura popular, além de comércio de pratos típicos da gastronomia maranhense e peças do artesanato.

Prévias


As prévias juninas, que começaram no dia 1º de junho, estão acontecendo no centro histórico, todas as sextas-feiras, a partir das 18h, no Canto da Cultura, localizado no cruzamento das ruas Portugal e da Estrela, na Praia Grande. E aos domingos, o Pré São João também conta com programação especial no Parquinho da Litorânea.

Neste fim de semana, dias 8 e 10 de junho, a programação terá como atração principal o Boi Barrica no canto da cultura, e no Parquinho da Litorânea quem faz a festa do público é a Cia Encantar, com suas músicas e coreografias que retratam a riqueza e diversidade da cultura popular maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário