segunda-feira, 2 de abril de 2018

Rua Digna chega a 160 vias de 22 cidades do Leste, Oeste e Norte do Maranhão


Garantindo a acessibilidade do maranhense, o Programa Rua Digna já alcançou 160 ruas de 22 cidades do Leste, Oeste e Norte do Maranhão. A iniciativa leva pavimentação e melhoria na infraestrutura a pontos que nunca haviam recebido intervenções.

Em São Luís, já foram 87 vias contempladas. Nos municípios, 73 ruas foram beneficiadas. A ação é desenvolvida pelo Governo do Maranhão.

O recurso oferecido no Programa Rua Digna é de até R$ 200 mil para cada Plano de Trabalho. O subsídio é destinado ao custeio dos blocos de concreto, de areia, do meio fio, da calçada e para o pagamento do técnico da engenharia civil que atua junto à comunidade na execução das obras nas ruas. Os calçamentos das ruas são feitos com bloquetes intertravados, preferencialmente confeccionados pelos apenados do Complexo Penitenciário São Luís.

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Julião Amin, diz que o programa foi criado pelo governador Flávio Dino para amenizar a crise econômica que atravessa o Brasil, com desemprego generalizado. “Ele pensou em como distribuir renda para esse trabalhador que está desempregado e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida desse cidadão. Então, o projeto tem a finalidade de distribuir renda e oferecer uma vida melhor ao trabalhador onde ele mora”, relata.

Julião Amin reitera a importância do benefício para o trabalhador que mora na periferia, acorda para levar o filho à escola e se depara com uma via esburacada. “A situação deixava as crianças com os pés e roupas sujas da lama, no período chuvoso. E já no verão, é aquela poeira que também incomoda”, completa.

Economia de dinheiro

O secretário destaca a importância do modelo em que o morador administra o próprio recurso que é destinado à rua. “Esse é um programa de alcance social profundo que serve para as comunidades que mais necessitam. A expectativa é a melhor possível, porque eu tenho certeza que essa obra economiza o dinheiro público. O morador tem certeza de que não um centavo será desviado do destino final. Minha expectativa é que esse programa seja copiado”, declara.

Uma das obras concluídas recentemente foi em Cajari, a 200 quilômetros de São Luís, na região da Baixada Maranhense, cidade atendida pelo Plano Mais IDH. O programa usa mão de obra dos próprios moradores para pavimentar ruas que antes eram tomadas por poeira, lama e buracos. Isso gera emprego e renda para a comunidade.
“É importante o foco do Governo para erradicar antigos problemas de infraestrutura que vinham acontecendo em municípios maranhenses e na própria capital. O diferencial desta gestão é ouvir a população e levar até eles benefícios que supram suas necessidades”, diz a coordenadora do Rua Digna, Daniella Arraes.

Situada a 100 quilômetros da capital maranhense, a cidade de Primeira Cruz foi a primeira do Estado a concluir a obra, em outubro de 2017. Foi na Travessa Gonçalves Dias, com a pavimentação de bloquetes de concreto.

Total de ruas contempladas na Ação Mutirão Rua Digna:

São Luís – 87 ruas

Paço do Lumiar – 15 ruas

São José de Ribamar – 4 ruas

Raposa – 5 ruas

Primeira Cruz – 4 ruas

São João do Caru – 2 ruas

Cajari – 2 ruas

Água Doce do Maranhão- 2 ruas

Conceição do Lago Açu – 4 ruas

Fernando Falcão – 1 rua

Governador Newton Bello – 2 ruas

Jenipapo dos Vieiras – 2 ruas

São Francisco do MA – 4 ruas

Araioses – 7 ruas

Pedro do Rosário – 2 ruas

Santo Amaro – 3 ruas

Serrano do MA – 2 ruas

Satubinha – 2 ruas

Amapá do MA – 4 ruas

Marajá do Sena – 2 ruas

São Roberto – 3 ruas

Arame – 3 ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário