.

.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Região do Alto Turi e Gurupi é agraciada com agroindústria de beneficiamento da juçara/açaí

Com investimentos de mais de R$ 1 milhão de reais, o Governo do Estado está avançando nas ações de fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo com foco na juçara/açaí  (região Alto Turi e Gurupi) e, nesta segunda-feira, 26, as famílias receberam um reforço com a inauguração da estrutura física da agroindústria de beneficiamento da produção.

Só para reforma, ampliação e requisição de equipamentos da agroindústria estão sendo investidos cerca de 300 mil reais. Dentre as ações de fortalecimento, além da agroindústria, estão a entrega de kits de irrigação, aquisição de equipamentos, de veículos para assistência técnica.

Para a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo, a cadeia da juçara/açaí vai beneficiar diretamente 70 extrativistas por municípios nos municípios de Amapá, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Carutapera e Luís Domingues 

"Hoje temos um governo que está lado a lado com o trabalhador rural. A inauguração desta agroindústria reafirma o nosso comprometimento com a agricultura familiar e o extrativismo do Maranhão, nessa caminhada de construção de um Estado mais justo e de melhores oportunidades para o homem do campo”, enfatiza o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares. Na solenidade, o secretário anunciou também a chegada de um caminhão para ajudar no escoamento da produção.

Para o presidente da associação dos Trabalhadores com Açaí de Luís Domingues, Gabriel do Carmo informa que a inauguração das instalações da agroindústria de polpa da juçara. "Com a agroindústria nossa produção  vai ser valorizada, porque com o beneficiamento o produto ganha valor”, pontuou Gabriel.

Para o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural- Agerp, Júlio César Mendonça, o governador está dando condições para os técnicos da Agência prestar uma assistência técnica de qualidade e desenvolver a agricultura familiar no Maranhão.

CAPACITAÇÃO

Ainda nesta segunda o coordenador de cooperativismo e associativismo, Carlos Augusto ministrou curso sobre a forma de gestão das organizações e acesso aos mercados.

Participaram da solenidade o prefeito de Luís Domingues, Gilberto Braga, secretária de agricultura do município, Adna Costa, a superintendente de Organização Produtiva da SAF, Loroana Santana, o superintendente de articulação política, Ivanilton Amorim, gestor Regional da Agerp de Zé Doca, seu Cabecinha, representante do SINTRAF-MA, Izabela Catrina,  lideranças políticas, vereadores e autoridade da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário