quinta-feira, 31 de maio de 2018

Carlos Brissac reúne advogados em lançamento de pré-candidatura à OAB/MA

O advogado Carlos Brissac lançou, nesta quarta-feira 30, sua pré-candidatura à presidência da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o triênio 2019/2021. O evento juntou aproximadamente 200 colegas de vários ramos do Direito no auditório do Executive Lake Center, que declararam apoio e tiveram um momento de conversa sobre as perspectivas para a gestão da Ordem maranhense.

Até a segunda quinzena de novembro — quando acontece o pleito —, o mote da campanha será fortalecer a representatividade dos grupos dentro da entidade, que, segundo Brissac, deve recuperar seu protagonismo nas esferas local e nacional. “Eu sempre acreditei na força de um grupo. E é com essa força que nós temos que trabalhar a questão das prerrogativas, a valorização do advogado em sua dignidade, não só do jovem advogado, mas do mais experiente”, destaca. “Em tempos de crise institucional e constitucional, insegurança jurídica, nós não podemos ficar à margem da história”, acrescentou.

Para isto, o grupo do jurista promete atuar em frentes como a transparência no orçamento da seccional maranhense, valorização do jovem advogado, igualdade de gênero e pautas afins, preconizando diálogos institucionais e tendo em mente a finalidade de lutar pelo estado democrático de direito, pela Constituição Federal, pelos direitos humanos e justiça social. “Temos que saber trabalhar sem seremos subservientes nem beligerantes. É com o mosaico de conversas e perspectivas que nós poderemos fazer uma OAB forte, representativa e protagonista”, afirmou.

Nome que já ocupou a cadeira presidencial da Ordem no estado, Mário Macieira esteve presente no encontro e garantiu apoio a Carlos Brissac. “A OAB é muito mais do que nós somos, é uma grande instituição neste país, e ela precisa sobreviver a nós. É preciso que a OAB tenha a cara da advocacia do Maranhão”, discursou. Segundo Macieira, o protagonismo da OAB do Maranhão está enfraquecido, já que a seccional atualmente está menos envolvida em organizar e sediar iniciativas e ações de cunho nacional.

Advogado há pouco mais de um ano, Isac Viana comenta que a categoria passa por um cenário difícil no estado. “Creio que o advogado maranhense quer se sentir mais representado do que é hoje, com uma melhor estrutura física e também em termos de suporte, defesa de prerrogativas e mais proximidade da entidade com os profissionais causídicos do dia a dia do fórum e dos escritórios”.

Vale lembrar que o processo eleitoral da OAB em 2018 vai determinar os novos conselheiros federais e seccionais (e suplentes), a Diretoria do Conselho Seccional, diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (Caama) e das subseções.

Quem é Carlos Brissac

Advogado formado pela UFMA, Carlos Brissac Neto é mestrando em Direito com especialização em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Portucalense do Porto (Portugal), é especialista em Compliance e Lei Anticorrupção pela Legal, Ethics and Compliance. Na Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, exerceu cargos de secretário, vice-presidente e presidente, como também foi Procurador Jurídico da OAB/MA, além de ter representado a Ordem no Conselho Estadual de Proteção ao Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário