segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Assembleia Legislativa sedia abertura da Semana Nacional de Trânsito

Minha Escolha Faz a Diferença é o tema abordado na Semana Nacional de Trânsito (SNT), promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). A abertura aconteceu nesta segunda-feira (18), no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. A programação segue até o dia 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população sobre sua responsabilidade no trânsito, reduzir os acidentes nas vias e valorizar a vida.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Resolução Nº 654/2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu o cronograma de ações de educação para o trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) este ano. A programação acontece em todo o país e, no Maranhão, as ações educativas serão realizadas na capital e nos municípios do interior do estado, com o apoio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran).

Entre as ações previstas constam palestras em escolas, empresas e instituições públicas, ações nas faixas de pedestres e distribuição e material educativo nas operações da Lei Seca e Direção Certa, entre outras atividades.

“2017 é o ano em que o Código Brasileiro de Trânsito completa 20 anos. O objetivo da campanha é chamar a atenção que o trânsito é responsabilidade dos órgãos e das instituições, mas, acima de tudo, é responsabilidade individual, pessoal de cada um de nós”, destacou Larissa Abdalla Britto, diretora-geral do Detran-MA.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Levi Pontes (PCdoB) participou da abertura do evento. O parlamentar ressaltou a importância da consciência do cidadão quanto às suas atitudes no trânsito. “Um dos maiores problemas que enfrentamos é a violência no trânsito, com mortes onde 99% poderiam ser evitadas. É uma questão de escolha e responsabilidade. Portanto, a Assembleia está aqui para ajudar nessa campanha de conscientização da população”, assinalou.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, garantiu que, durante a semana de mobilização, o sistema de segurança pública atuará fortemente na fiscalização da atitude dos condutores.

“Faremos um controle firme do trânsito, para equilibrar o comportamento das pessoas. O correto era que os condutores não precisassem dessa vigilância e tivessem um bom comportamento. Nós vamos fazer um controle forte, através da Companhia de Trânsito, e de oito postos da Polícia Rodoviária Estadual, que vamos instalar em todo o estado”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário