Transporte público rápido (tipo BRT),
sistema de tráfego binário, vias exclusivas para ônibus, priorização do
transporte coletivo nos semáforos, calçadas largas e ciclovias segregadas,
estes farão parte de um dos maiores investimentos na história da mobilidade
urbana do Estado que visa reestruturar a Avenida dos Holandeses e Avenida
Litorânea e todo o sistema viário e de transporte da região noroeste da Ilha. O
projeto será realizado por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e
Serviços Públicos (MOB) com início de implantação ainda no primeiro semestre
deste ano.
O projeto prevê a reestruturação do sistema
viário e transporte em uma área cuja ocupação e crescimento tem se configurado
de forma cada vez mais expressiva. “O sistema viário e de transporte da Ilha de
São Luís precisa ser reestruturado e preparado para as demandas atuais e
futuras de crescimento da população. Por isso, o Governo do Estado decidiu
iniciar o projeto de BRT na região noroeste, que inclui os municípios de São
Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar”, explica o presidente da MOB, Artur
Cabral. A obra será realizada, em quase toda sua extensão, em uma rodovia
estadual (MA-203), onde é permitida a intervenção do Estado no sistema viário.
Ainda que outras rodovias já estejam
passando por algumas dificuldades na trafegabilidade, Cabral explica a
complexidade em intervir nestas regiões e a escolha da Holandeses, “em rodovias
como a MA – 201, 202 e 204, principalmente, a MA-202 (Estrada da Maioba), é
necessária uma maior discussão e encontrar a melhor solução para resolver a
ocupação das faixas de domínio – áreas que se estendem desde o eixo das
rodovias até 35m – que não podem ser ocupadas e, atualmente, estão invadidas.
Este é um dos fatores que viabilizam a escolha desse projeto e a condução das
obras com maior fluidez e menor tempo de execução”. Os investimentos serão
realizados na MA-203 (Avenida dos Holandeses), desde o Araçagi até a Ponta
D’Areia, e na Avenida Litorânea com a extensão de mais 2km no bairro do Olho D’água,
em função da necessidade de maior fluidez do tráfego.
Além destas, ocorrerá, também, a
reestruturação das ruas de entorno que fazem a conexão entre essas duas vias,
como a Avenida Colares Moreira, Rua São Carlos e Rua das Cegonhas (Olho
D’água), e as vias de ligação entre a Rua Búzios e a Avenida dos Holandeses.
Sistema Binário
e BRT
Dentro de um sistema binário que consiste
em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido
único, com a função de contribuir no melhor uso do espaço da via e na
diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas, as vias contarão
com semáforos inteligentes conectados aos ônibus que terão prioridade sob os
outros veículos, resultando em um transporte mais rápido. Em alguns trechos, os
ônibus passarão por uma faixa central e, em outras, lateral, sendo faixas
segregadas que permitirão apenas a passagem dos ônibus.
O trecho da MA-203 (Avenida dos Holandeses)
entre a avenida São Carlos e a Colares Moreira terá um sentido único (Centro –
Bairro). Em complemento, a Avenida Litorânea fará o sentido oposto (Bairro –
Centro), somente no trecho entre a Avenida São Carlos (Olho D’água) e a ponte
do Rio Calhau, incluindo a duplicação da Colares Moreira entre a Avenida dos
Holandeses e a Avenida Litorânea.
“Isso foi necessário para dar maior fluidez
de tráfego na Avenida dos Holandeses, uma vez que a avenida ainda não possui
saturação de tráfego. Os congestionamentos são em função das interseções. A
alternativa seria a construção de elevados no local das rotatórias, mas do
ponto de vista estético não é recomendável, além de desvalorizar os imóveis no
entorno”, finaliza o presidente.
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