Ex-prefeito de Água Doce-MA, Rocha Filho,
fala da sua dedicação e cuidado com a saúde quando esteve na frente da gestão
municipal e fala do descaso da saúde na atual gestão, disse ele:
ATENDIMENTO NO HOSPITAL, POSTOS DE SAÚDE E TRANSPORTE DE PACIENTES PARA TODOS, SEM DISCRIMINAÇÃO.
ATENDIMENTO NO HOSPITAL, POSTOS DE SAÚDE E TRANSPORTE DE PACIENTES PARA TODOS, SEM DISCRIMINAÇÃO.
Quando fui Prefeito de Água Doce, desde o primeiro dia de governo determinei a nossa equipe da saúde que atendessem a todos que precisassem, da melhor forma possível, fossem eles aliados ou adversários, tendo votado em mim ou não, porque saúde é um direito de todos.
Mas nem sempre o cidadão aguadocense foi tratado assim, nos anos de 2005 a 2012, quando o prefeito era o meu adversário político, o Eliomar Dias, pai da atual prefeita, o atendimento ao cidadão que precisasse de saúde era diferente.
Nos postos de saúde, as pessoas que precisavam de atendimento médico que não haviam votado nele, eram tratados com discriminação, funcionava assim; primeiro eram atendidos os aliados políticos e se sobrassem vagas, eram atendidos os que não tinham votado nele. No posto de Cana Brava, aconteceram vários casos de pessoas que saíram do posto chorando, por não serem atendidas e se tentavam reivindicar os seus direitos, eram agredidas verbalmente e escorraçados do local, isto por não compartilharem do grupo político do prefeito da época. Na questão atendimento médico a situação era bem pior, porque era somente um médico para atender o município todo, a rotina era a seguinte: um ou dois dias por semana, um único médico fazia uma turnê pelos postos de saúde, passando um tempo no posto de Cana Brava, Frecheiras, Água Doce, Coqueiro, Curvinha e Salgadinho. Neste sistema tinha um agravante, era somente um médico para fazer todo o roteiro, porém, o Eliomar, prefeito neste período cadastrou no sistema do Ministério da Saúde, um médico para cada posto de saúde, significa que, o município pagava seis médicos mas a população toda, só recebia a presença de um, uma ou duas vezes por semana, por conta desta fraude, o ex-prefeito Eliomar responde a processo no ministério público federal.
TRANSPORTE DE PACIENTES ERA SOMENTE PARA OS QUE TINHAM VOTADO NO ELIOMAR
Em Água Doce, na sede do município, quando tinha que levar uma pessoa doente para os hospitais de Tutoia ou Parnaíba, quando os familiares procuravam alguém da saúde para conseguir um carro, dependendo de quem era a pessoa, se tinha votado no prefeito, tinha carro com combustível para socorrer, caso não tivesse votado nele, não tinha socorro.
Nestes casos, se a família não tivesse como pagar aluguel de um carro, a pessoa estava condenada a morrer sem atendimento.
DEMOCRATIZEI A SAÚDE
Quando eu assumi a gestão em Água Doce em 2013, democratizei o atendimento na saúde. Reunir os responsáveis pelos postos de saúde e determinei que atendesse bem a todos os cidadãos que precisassem de atendimento, muitas vezes tive de ser duro com amigos que trabalhavam neste locais e achavam que deveriam agir da mesma forma que agia nosso adversário, atendendo bem os que tinham votado em nós e discriminando os outros, eu rebatia estas ideias fortemente, dizendo: Os nossos amigos não gostaram de terem sidos tratados de forma discriminatória, então não vamos fazer o mesmo. Vamos aproveitar a oportunidade que Deus e o povo nos deu e vamos fazer diferente, atendendo a todos sem discriminação e completava, saúde é um direto de todos.
TRANSPORTE DE PACIENTES EM NOSSO GOVERNO
Durante nossa gestão, quando um paciente tinha que ser transportado para outro hospital, tínhamos sempre veículos a disposição, com combustível. Quem determinava a transferência do paciente de nosso hospital para outro, era o médico de plantão ou o enfermeiro chefe. Nunca descriminamos ninguém, não olhávamos cor de pele, posição social, nem se tinha votado em mim ou no adversário, olhávamos sim, a necessidade do paciente, olhávamos a importância da vida do cidadão.
Uma vez, em um período de festa de Carnaval, todos os veículos de apoio a saúde estavam em alguma missão e uma pessoa passou mal e tinha que ser levada urgente para outro hospital com mais condições de atende-la que o de Água Doce, mandei meu carro de uso pessoal leva-la, mas o cidadão não ficou sem atendimento.
Para melhor atender o transporte de nossos pacientes, recuperamos a ambulância que encontramos, compramos uma ambulância nova que infelizmente capotou, compramos dois carros novos para a saúde, também compramos uma caminhonete strada e um fiat uno para a assistência social. Estes veículos quando necessário também atendiam ao transporte de pacientes para outros hospitais.
No transporte de pacientes fomos além, sempre com o objetivo de atender melhor;
TRANSPORTE DE PACIENTES PARA FAZER HEMODIÁLISE EM PARNAIBA
Colocamos um veículo à disposição para levar pacientes que precisavam fazer tratamento de hemodiálise em Parnaíba, um dos pacientes que acompanhamos do início ao final, foi o saudoso amigo Tutuim, esposo da amiga Maria, pai do amigo Narciso do povoado Borracha, fizemos com a consciência de estar fazendo nossa obrigação, mas com a alegria de estar fazendo o bem para ele e sua família. Infelizmente nosso amigo Tutuim não resistiu ao tratamento e faleceu, Deus o tenha em um bom lugar.
TRANSPORTE DE PACIENTES PARA A CASA DE APOIO EM SÃO LUIS
Também fazíamos transporte de pacientes que iam para a casa de apoio que montamos em São Luís para fazer tratamento em hospitais da capital.
A PREFEITURA DE AGUA DOCE PASSOU A TER VEICULOS EM NOSSA GESTÃO
É importante ressaltar que quando assumi o mandato em 2013 os únicos veículos que encontrei da gestão anterior foi uma ambulância e dois ônibus escolar.
Perguntar não ofende, para onde foram os
veículos que nós compramos para as secretarias de saúde e assistência social?
TAL PAI, TAL FILHA
Para finalizar eu imaginava que a prefeita que está à frente da gestão do nosso município, tivesse um comportamento diferente do pai, pelo menos no setor da saúde, tratando com responsabilidade e sem discriminação as pessoas que precisassem de socorro para leva-las para outros hospitais, já que o hospital José de Jesus Rodrigues foi fechado em sua gestão.
Imaginei isso, considerando que é uma pessoa jovem, que teve a oportunidade de estudar teria uma visão mais ampla dos deveres dos gestores públicos e dos direitos dos cidadãos, mas o que se vê é um comportamento igual ao do pai, repetindo em sua gestão os mesmos atos de discriminação que seu pai praticava contra população, para ser franco agora piorou, seu pai pelo menos atendia os que votavam nele, ela na saúde não estar atendendo nem os que votaram nela.
Estou vendo que ela se aperfeiçoou, veio
com mais requinte de crueldade, e esta crueldade se reflete no fechamento do
maior patrimônio do povo de Água Doce, o hospital Municipal Jose de Jesus
Rodrigue. Fechado, o hospital está entregue a depredação novamente, assim como aconteceu
no governo de seu pai. Temos que ficar atentos, tal pai tal filha.
Amigos, vale lutar pelos nossos direito, saúde é um direito de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário