sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Vargem Grande: o Mais Asfalto na São Sebastião nos faz reportar ao ano de 1988

Rua São Sebastião, no 'coração' da cidade
O programa Mais Asfalto do governo Flávio Dino nos fez voltar no túnel do tempo, a exatos 29 anos, quando a principal rua de Vargem Grande, a São Sebastião, que voltou a receber uma pavimentação asfáltica, recebeu suas primeiras camadas do "pretinho" que substituía o velho e bruto pedregulho.

O ano era 1988 e a época ficou marcada pela acirrada disputa eleitoral municipal em que o saudoso deputado Kléber Leite disputou a prefeitura de Vargem Grande contra o empresário Chico Portela e a professora Odinéia Mesquita.

Quando as máquinas adentraram a cidade naquele fatídico ano, asfaltando as principais ruas do centro de Vargem Grande, logo despertou a curiosidade da população em saber quem era o responsável por tamanha proeza.

A resposta veio rápido com nome e sobrenome. Kléber Leite!

Kléber Leite, o governador Cafeteira e Sarney Filho sendo recepcionados pelo povo no campo de aviação de Vargem Grande
Na época, era forte aliado do então governador do estado do maranhão, Epitácio Cafeteira, de quem KL, foi Sub e Chefe da Casa Civil, com fortíssima influência em diversos setores do governo.

O prefeito de Vargem Grande na época era José Pedro da Silva, que naquele pleito em que foi disputada a sua sucessão, apoiou a candidatura de Chico Portela.

Nem o tão sonhado asfalto e o apoio irrestrito do governador do estado, foram suficientes para que KL galgasse êxito naquela disputa eleitoral.

O povo elegeu Portela que era respaldado com o apoio de Zé Pedro, que, diga-se de passagem, trabalhou muito, quebrando muitos paradigmas.

Kléber Leite foi o segundo colocado e Odinéia Mesquita a terceira.

Mas, no pleito seguinte, exatamente em 1993, KL que ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa, lançou a vitoriosa candidatura da esposa Aparecida Leite. Nesta disputa aconteceu o inverso, tanto no resultado, como no apoio. Zé Pedro que perdeu para Aparecida, agora era o apoiado, e o apoiador, era o então prefeito Chico Portela.

História da nossa Vargem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário