segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TRE implanta sistema biométrico em Vargem Grande, Nina Rodrigues e Presidente Vargas

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) está implantado na comarca de Vargem Grande o sistema biométrico. Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.  

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.


Nos municípios de Nina Rodrigues e Presidente Vargas que também fazem parte da 50ª Zona Eleitoral, também serão implantado o mesmo sistema. 

No período de recesso forense que encerra no final do mês de janeiro, o TRE funcionará das 8 às 13 horas. Após este período os funcionamentos acontecerão no horário dos dois expedientes e ainda terá plantão aos finais de semanas.

Os originais e cópias do RG, CPF e Comprovante de Residência com a data de três meses anterior ao requerimento, são os documentos necessários para a realização do recadastramento. No caso de não comparecimento do eleitor no período de recadastramento, ocorrerá o cancelamento do título eleitoral.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário