sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Vargem Grande: eleita na sobra da coligação, Neide Viana, foi agraciada pela mudança na regra eleitoral; a regra anterior elegeria Jeová da Pesca

Quando se fala em eleições e consequentemente em conquista de votos, o posicionamento é unanime em relação a dificuldade para a conquista, o de vereador nem se discute, pois é considerado, o mais difícil em disputas eleitorais.

Nas eleições municipais deste ano em Vargem Grande, viu-se algo inédito, a formação de uma coligação formada por 26 candidatos, entre eles 07 vereadores buscando a reeleição. A coligação com chances de eleger 05, 06 ou até 07 parlamentares, tinha 12 pessoas que apresentavam chances reais de eleger-se. E ao final elegeu 06 parlamentares.

Neide Viana (PCdoB) ficou com a ultima vaga sendo favorecida pela grandiosa votação da coligação e principalmente pelo dispositivo mudado na reforma política em relação as coligações proporcionais no que tange as sobras de votos.

Antes nessas situações, o eleito era o candidato da coligação com a sobra maior, agora com a mudança, elege-se o mais votado.


Serve como exemplo desta regra, o caso concreto vivenciado por Neide Viana e Jeová da Pesca (PSL). 

A coligação de Neide como já citado, elegeu 06 vereadores obtendo 9.447 votos e ela foi a ultima pela média, popularmente chamada de sobra. Já a coligação de Jeová elegeu 03 vereadores com 5.409 votos, a sua coligação teve a sobra maior, mais Neide foi favorecida por que teve 669 votos contra 559 de Jeová.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário